terça-feira, 6 de junho de 2017


SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE - parte I

O número de idosos vem crescendo de maneira acelerada no Brasil e no mundo. As estatísticas da Organização Mundial de Saúde mostram que, nas últimas duas décadas, os países da América Latina vêm aumentando significativamente a expectativa de vida e promovendo melhores condições de saúde aos "envelhescentes". No Brasil a expectativa de vida ao nascer, para ambos os sexos, já alcança os 75 anos, tal como em alguns países considerados desenvolvidos. 

A velhice na cultura ocidental ainda hoje é sinônimo de incapacidade, de decadência, de perdas biológicas, e sociais . 
Enfim, um estado de declínio, de decrepitude física e mental, tornando os idosos despojados no campo econômico, social e também sexual. Porém, envelhecer não está atrelado a enfraquecer, ficar triste, ou ser assexuado. 
A sexualidade só vai mudar de aspecto!     
A sexualidade na terceira idade é um direito de todos os idosos, nem sempre respeitado. O desejo existe enquanto há vida e pode ser descoberto, ou redescoberto e vivenciado em qualquer idade. Apesar das modificações ocorridas no organismo, ocorre a troca do “desempenho sexual atlético”, em que os pares estão em disputas performáticas, por momentos de busca de prazer e relaxamento. E acreditem, pode-se ser muito mais realizado/a sexualmente na terceira idade do que na juventude.
Como os hormônios não estão mais em ebulição e os gens não irão mais reproduzir nossa espécie, o sexo pode ser mais suave, carinhoso, dedicado e cheio de amor. Uma verdadeira troca de carícias, onde poderá ou não ocorrer a penetração, mas existirá, sem dúvida a sabedoria e a cumplicidade.
Com os avanços da medicina os idosos mantém o interesse e a atividade sexual por muito mais tempo que no passado. 
Reposição hormonal,viagra, pressão e glicose controladas e outras questões médicas controladas podem dar às pessoas uma vida sexual bem ativa e cheia de novas descobertas e conquistas. 
Uma questão que preocupa é o aumento do número de pessoas infectadas pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, porque os homens idosos não tem o hábito e não gostam de usar preservativos. 
Apenas uma questão de educação sexual. 
O importante é que os tabus sejam quebrados e os idosos não sejam mais vistos como seres assexuados e inúteis. 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo/a e deixe seu recado, vou adorar ler e te responder o mais rápido possivel!
Bjsssssss doces