segunda-feira, 14 de agosto de 2017

SEXUALIDADE, PRAZER E COACHING




Sexualidade, Sexo, Prazer e Coaching – meu trabalho

Hoje vou falar um pouco sobre meu trabalho. Venho estudando a sexualidade humana há muitos anos, e das observações e estudos pude concluir que a grande maioria das pessoas tem alguma dificuldade ou inadequação sexual, o que não as deixa ter uma vida plena. 

A sexualidade é uma parte integrante da vida de cada indivíduo que contribui para a sua identidade ao longo de toda a vida e para o seu equilíbrio físico e psicológico.

A sexualidade como refere a OMS é “Uma energia que nos motiva a procurar Amor, contato, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos tocamos e somos tocados; É ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações, e por isso influencia também a nossa Saúde física e mental.”

A sexualidade permite fazer referência ao conjunto das condições anatômicas, fisiológicas e psicológicas que caracterizam cada sexo. O termo também faz alusão ao apetite sexual (como uma propensão ao prazer carnal) e ao conjunto dos fenômenos emocionais e comportamentais relacionados com o sexo.

Uma grande pesquisa realizada em 2002 constatou que é possível uma pessoa trabalhar no sentido de ser sexualmente mais inteligente e assim, trilhar uma vida sexual mais satisfatória. Dentre os requisitos apontados pela pesquisa, ficou muito claro, o quanto estamos distantes de uma sexualidade inteligente e consequentemente mais feliz.

Hoje, a poderosa rede de comunicação, que envolve todo o mundo, disponibiliza informação para todas as idades permitindo a reedição dos vários fatores que interferem com a resposta sexual, tais como os mitos, os valores, a religião e as questões de gênero. Além disso, promove em tempo recorde a mudança de atitude baseada na maior liberdade de expressão sexual que motiva uma iniciação sexual cada vez mais cedo, sem que sejam disponibilizados meios que promovam a vivência sexual saudável.

Ainda existe muito preconceito em torno do assunto, o que  ajuda a piorar ainda mais a situação, pois nos foi passado através das gerações muitas crenças a respeito do tema, ou mesmo relacionando a sexualidade a religião. Desta forma sexo deve ser mantido em segredo, entre quatro paredes, e ainda assim muitas vezes carregado de pecado, ou visto como algo sujo, aonde explorar o corpo do outro ou o seu próprio pode condená-lo ao inferno. Daí tanto desconhecimento e tantas relações mal sucedidas.

Ainda hoje esses conceitos estão arraigados dentro da educação de milhares de pessoas, e mudar esse processo pode ser difícil em alguns casos, mas atualmente vemos que para as novas gerações é muito mais fácil quebrar esses tabus e explorar o prazer que o corpo proporciona.

Hoje temos disponíveis vários recursos como filmes eróticos, livros explicativos, sex shops, cursos sobre sexualidade e sensualidade, mas o ingrediente mais importante na busca dessas mudanças é a disposição, o desejo de se conhecer, de conhecer o desejo do outro, preocupar-se com a satisfação do parceiro. Muitas são as empresas que vem se dedicando a esse assunto,  assim como lingeries mais ousadas, géis, lubrificantes, exitantes, com sabores e  até objetos sexuais como uma imensa variedade de vibradores, próteses e outros mais que ajudam no prazer do casal.

Atualmente vemos as mulheres mais empenhadas nessa tarefa, mais motivadas a cuidar do próprio prazer, mas muito decepcionadas com a falta de interesse do parceiro em mudar o comportamento.

O Coaching é um processo que pode levar as pessoas a mudarem a relação com a sexualidade, principalmente na quebra de padrões, crenças negativas,  ou mesmo levando a mudar a vivência estabelecida e procurar e proporcionar mudanças no relacionamento.

Através de alguns instrumentos do Coaching podemos trabalhar as crenças, objetivos a serem alcançados, mudança de comportamentos, auxiliando o cliente na busca pela melhoria nessa área de vida. Cuidar da sexualidade é um investimento tanto pessoal quanto para o casal, que felizes com seus parceiros sentem-se mais seguros e amados.

Quebrar paradigmas, ousar, mudar essa forma de se relacionar com você mesmo e com o outro, nada poderia ser tão prazeroso e estimulante.

Afinal a sexualidade faz parte da vida, assim não há como negar que o prazer também, e cuidar desse aspecto só trará vantagens a você e ao seu parceiro, deixando para trás os problemas que podem estar afetando o casal, nutrindo uma vida de mais satisfação.

E, aí é que entra o processo de coaching em que, o coach com especialização em sexualidade é capaz de levar pessoas a alcançarem suas metas, sendo sexualmente mais felizes e satisfeitas, vivendo em plenitude sua sexualidade e desfrutando dos prazeres e benefícios que ela oferece. 

O Coach especializado em sexualidade irá  ajudar o coachee a alcançar:
– autoconhecimento, autoaceitação e autoconfiança
– sentir que existe uma integração de todo o Ser (físico, psicológico, espiritual)
– compreender e nos libertar da vergonha sexual
– aprender que a sexualidade e a sensualidade podem ser integradas com naturalidade
– abertura à parceria íntima saudável e íntegra – ou seja, a verdadeira intimidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo/a e deixe seu recado, vou adorar ler e te responder o mais rápido possivel!
Bjsssssss doces